uro_imagem_infertilidade_masculina

Infertilidade Masculina

Considera-se a infertilidade quando um casal não consegue engravidar depois de 1 ano de tentativas sem uso de nenhum método contraceptivo. Segundo estudos, a chance de engravidar em um ciclo menstrual é de 20% e depois de 12 meses a chance aumenta para 80%. A infertilidade atinge 15% dos casais que tentam durante o período indicado, não é um problema raro.Teoricamente o homem pode ser fértil mesmo com idade avançada. Entretanto, estudo recentes apontam que na fertilidade masculina principalmente após os 60 anos. Já a mulher começa a ter um declínio da fertilidade a partir do 35 anos, com uma baixa maior após os 40 anos.

O procedimento de avaliação da infertilidade masculina inclui exames físicos da bolsa testicular e espermograma para que o médico possa classificar o potencial reprodutivo masculino.

Entre as possíveis causas da infertilidade masculina estão a varicocele (varizes nos testículos), criptorquidia (má-formação dos testículos que atrapalha a formação dos espermatozoides), fatores genéticos, fatores hormonais, infecções ou obstrução do canal por onde passam os espermatozoides. Fatores como traumas e distúrbios imunológicos também podem alterar a  fertilidade masculina.Depois de identificar o grau e a causa da infertilidade o médico indicará um tratamento. Por exemplo, se a causa for uma infecção trata-se a infecção, já se o problema for hormonal estabiliza-se os hormônios e assim por diante. Existem casos em que o tratamento não se mostra suficiente e então é indicado os métodos de reprodução assistida, que atualmente mostram-se bastante eficientes.